Processos
Um importante aliado ao desafio da sustentabilidade é a evolução tecnológica, que reúne automação, análise de dados, redução de custos, controle e customização operacional, entre outras ações.
Nos setores que envolvem grandes impactos, como a mineração, tanto no processo de lavra a céu aberto quanto subterrânea, o Grupo Belmont adota rigorosamente a premissa da sustentabilidade, por meio por meio de planos e programas que consideram:
-
alto rigor técnico aplicado nas atividades;
-
adoção de tecnologias direcionadas à inovação;
-
desenvolvimento de sistemas e processos de produção mais eficientes;
-
qualidade dos equipamentos, que implica diretamente em melhores condições operacionais e ambientais.
Assim, seguindo um alto padrão de segurança e qualidade, a Belmont integra todos os departamentos envolvidos, promovendo a sustentabilidade em seu cotidiano, atual e futuro.
Qualidade ambiental
Na busca pelas melhores condições de qualidade ambiental em todas as unidades, a Belmont realiza suas operações de acordo com as licenças ambientais pertinentes.
Promove ações permanentes para reduzir a emissão de poeira, resíduos e efluentes, assim como controlar, tratar e dar correta disposição final. Além disso, economizar energia e utilizar a água com consciência são metas constantes.
Recursos Hídricos
A Belmont atua em diferentes localidades e nem todas apresentam grande disponibilidade de água. Isto requer um adequado gerenciamento deste recurso e exige estudos específicos, com soluções apropriadas para cada uma das unidades.
A empresa também se propõe a dar um destino adequado aos óleos utilizados nas áreas de lubrificação e provenientes dos lavadores dos veículos, separando-os da água utilizada e encaminhando-os para reciclagem.
Qualidade do Ar
Nas unidades de mineração da Belmont são adotadas ações rotineiras para o controle e redução das emissões atmosféricas, como aspersão rotineira das vias internas de tráfego, aspersão e exaustão no processo de britagem e implantação de faixas arbóreas para contenção das partículas.
Solo e Resíduos
Controle, tratamento e correta disposição final dos resíduos provenientes das atividades são constantes na Belmont, com especial atenção aos impactos que podem causar ao solo.
Flora e Fauna
Destacam-se, entre as ações pela sustentabilidade, a conservação e recuperação de áreas e a compensação da Mata Atlântica. São 490,38 hectares, dos quais 78% são de conservação perpétua, constituídas por reserva legal e áreas de conservação ambiental, perfazendo um total 6,2 vezes maior do que o total da área ocupada pela unidade operacional de Itabira.
Para viabilizar a expansão das atividades, a equipe remove a vegetação de forma criteriosa e gradual, permitindo o deslocamento e proteção das espécies animais e realiza permanente controle da fauna.